Como funciona


O que é o Projeto Graúna Memória?

O Graúna Memória é um projeto voltado para a proteção e a difusão de conteúdos publicados na Internet, em especial no Brasil. Ele nasce da percepção de que, apesar da evolução da rede mundial de computadores, há conteúdos online em risco, por diferentes motivos e graus de vulnerabilidade.

Qual é o objetivo do projeto?

O projeto realiza arquivamentos de websites e conteúdos online. Ele nasce da percepção de que nos últimos anos foram registrados diversos casos de remoção e alteração de conteúdo, bem como ataques virtuais e dificuldades para acessar informações públicas antes disponíveis, necessárias a trabalhos de pesquisa, monitoramento e formulação de políticas públicas. Em sua primeira fase, portanto, serão priorizados conteúdos relevantes para o processo democrático que sejam potenciais alvos de ataque hacker, censura, pressão política ou até mesmo falhas de sistemas que levem à perda involuntária de conteúdo.

Quem realiza?

O Instituto Nupef (Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação), organização que atua, desde 2009, em prol dos direitos humanos, da democracia e da justiça socioambiental por meio do uso inovador tecnologias da informação e da comunicação.

O projeto arquiva que tipo de site?

Temos consciência de que seria impossível ter conhecimento sobre todo tipo de conteúdo online em risco. E, da mesma forma, de que o projeto possivelmente não tem como dar conta de todo o material que está vulnerável, considerando as limitações técnicas. Por isso, o Graúna Memória tem uma equipe curatorial e uma equipe técnica trabalhando em conjunto para definir as prioridades. Nesta primeira etapa, a equipe curatorial define o conteúdo a partir das áreas prioritárias do projeto, de acordo com o foco do Nupef.

Qual é o critério para a seleção de conteúdos arquivados?

As áreas prioritárias do projeto são originalmente direitos humanos e meio ambiente, além de cultura e saúde. A equipe curatorial do Graúna Memória define quais sites serão arquivados a partir de pesquisa bibliográfica e de reuniões com especialistas nas quatro áreas. Entre as questões que podem impulsionar o arquivamento de um site estão o risco iminente deste conteúdo ser removido do ar, por invasão de terceiros ou ocultação deliberada, além da relevância e alto grau de dependência de uma determinada fonte de informação. A decisão também dependerá de questões técnicas, avaliadas por desenvolvedores especializados ligados ao projeto.

Quando o projeto começou e qual será sua duração?

O projeto foi concebido e uma versão preliminar teve início em 2019. Porém, somente em 2021 ele passou a ter apoio e equipe para desenvolvê-lo de forma mais sistemática. Ele vem implementado ao longo de 2021 e 2022, permanecendo no ar indefinidamente e com perspectivas de continuidade e melhorias ao longo dos próximos anos.

Quem apoia?

O projeto tem o apoio da Open Society Foundations.

Como saber se estou navegando dentro do Graúna Memória?

Você pode verificar de duas formas:

- Se o endereço que estiver visualizando na barra começar por grauna.org.br/wayback/.

- Se a barra cinza do Graúna Memória contendo o logotipo do site e data do arquivamento estiver presente no topo da página arquivada. 

Como navegar no site?

Você pode buscar sites arquivados no Graúna Memória pesquisando por palavras-chaves ou URLs, além de consultar o acervo ou as coleções.

O que é o acervo?

Acervo é a página que reúne todas cópias de sites do Graúna Memória que estão disponíveis para consulta. Elas estão dispostas em ordem alfabética. 

O que são as coleções?

Coleções são grupos de sites organizados por temas, a partir da classificação por tags com o objetivo de facilitar a busca por informação. Um site pode estar classificado com mais de uma tag e, portanto, estar em mais de uma coleção. A coleção aparece na capa do site quando têm pelo menos cinco sites classificados com sua tag.

Se o website a ser arquivado tiver atualização recorrente, como será feito o processo?

Esta resposta varia de acordo com os períodos de atualização e as particularidades técnicas.

Se um site foi arquivado mais de uma vez, como vejo as versões mais antigas?

Ao acessar o site arquivado e disponibilizado no Graúna Memória, o usuário verá na barra superior a data do último arquivamento feito. Se houver cópias anteriores, será possível visualizar um calendário e selecionar as datas anteriores.

Como posso sugerir que um site seja arquivado?

Nesta primeira etapa apenas a equipe do Graúna Memória está realizando cópias no site. Para propor arquivamentos entre em contato por meio do e-mail grauna@nupef.org.br. 

Consigo usar formulários num site arquivado?

Não. São arquivados apenas os conteúdos publicados na Web, não sendo possível reproduzir a funcionalidade de mecanismos que dependam de bases de dados, como é o caso dos formulários.

O projeto arquiva informações de acesso restrito? 

Não. Todas as páginas protegidas por login e senha ou outros mecanismos de restrição de acesso não são arquivadas.

O código do projeto é aberto?

Ainda não. Em breve o código do Graúna será publicado utilizando uma licença de software livre. O projeto é totalmente baseado em software livre, como: